The Outfield – Play Deep (1985)
Salve galera, depois de um longo período, eu, Bruno Machado estou de volta. Dessa vez eu resolvi escrever uma resenha sobre uma grande banda dos anos 80: The Outfield. Aí você meu caro leitor vai pensar: Poxa Brunão, mas eles só tem uma música famosa! É meu caro, é aí que você se engana, mesmo porque, o álbum ‘Play Deep’ foi um grande sucesso vendendo mais de 2 milhões de cópias nos EUA. Então se você acha que a banda tem apenas a música ‘Your Love’, você está completamente enganado, e eu irei provar isso através da matéria de hoje.
De início é importante citar que, ‘Play Deep’ foi o álbum de estréia do grupo britânico, que tinha como sua base um trio: Tony Lewis (baixo e voz), Alan Jackman (bateria) e John Spinks (guitarra). Aliás, Spinks era o grande compositor do trio e seus riffs se transformaram na identidade da banda, um som considerado rock mas que flertava bastante com o pop, uma fórmula muito interessante e que chama atenção até hoje de pessoas de diferentes idades.
Um ponto interessante de se destacar é que a banda é britânica, porém, conseguiu estabelecer seu público no EUA, como citado no primeiro parágrafo desta resenha. Eu mesmo achava que o grupo era americano, quando ouvi pela primeira vez. E fora os riffs de John Spinks, a voz aguda de Tony Lewis também se tornou um grande diferencial do trio.
O ano de 1985 foi muito bom para o pop, tanto que A-ha e Phill Colins também lançaram grandes discos neste ano, discos aliás que foram importantíssimos na carreira destes artistas. Com o crescimento do pop, e também com o rock dando as caras (destaque para Kiss, Aerosmith e Bon Jovi), o Outfield conseguiu ganhar as paradas de sucesso, com o seu grande single ‘Your Love’.
É uma grande injustiça lembrar do Outfield apenas pela faixa ‘Your Love’, neste primeiro disco da banda há várias outras músicas que fazem o álbum valer a pena, como: Say It Ins’t So, All The Love e Everytime You Cry. As suas primeiras se caracterizam como ótimas baladas,aliás, retratam bem a época em que foram gravadas. Já a faixa ‘Everytime You Cry’ é mais melódica, mais triste e conta com um dedilhado bem marcante.
É bem verdade que a sonoridade da banda lembra bastante o ‘Men At Work’ e também ‘The Police’. Dois grupos que se destacaram bastante na década de 80, ganhando fãs por onde passavam. Assim como nosso trio britânico, que conseguiu se consolidar rapidamente com seu primeiro álbum de estúdio, e quem deu a oportunidade para o grupo foi a gravadora Columbia.
Algumas bandas da época que estou citando nessa matéria, gostavam de produzir videoclipes para seus hits, o Outfield era um desses grupos, e pro álbum ‘Play Deep’ trabalhou videoclipes em três faixas: Your Love, Say It Ins’t So e All The Love. O clipe de ‘Your Love’ é muito bacana, pois rola uma interação entre a banda e uma moça, ela está desenhando a capa do disco ‘Play Deep’. A capa desse disco aliás é bem legal, com um rosto intrigante em meio a uma pintura em aquarela e um braço de guitarra.
Todos sabemos que é impossível falar do Outfield e não falar da música ‘Your Love’, mesmo porque, foi o grande hit da carreira do trio britânico, e vive na memória dos fãs até hoje. É o tipo de música que pode tocar a qualquer hora, em qualquer lugar, que nunca será rejeitada. E por conta desse grande hit, muita gente tem em mente que a banda só tem essa música, como eu havia citado no início dessa matéria.
Confesso que comecei a pesquisar mais sobre a carreira do Outfield a pouco mais de um ano, e tive uma grande surpresa ao perceber que a banda teve uma carreira longa e de certo modo consolidada. E isso tudo foi possível graças ao desempenho do primeiro álbum de estúdio, o ‘Play Deep’, que trouxe consigo várias canções de qualidade e que tinham, por exemplo, potencial pra tocar em rádio. Músicas como ’61 Seconds’ e ‘I Don’t Need Her’ se encaixam nesse perfil, e engrandecem ainda mais o primeiro álbum de estúdio da banda.
Com o passar dos anos a banda se tornou uma fábrica de hits, sim meu caro leitor, e lançou várias músicas que vão te fazer pensar: Por quê eu não ouvia mais coisas do Outfield antes!? Já no segundo álbum de estúdio, ‘Bangin’, a faixa ‘Since You’ve Been Gone’ ganhou destaque, e posteriormente no álbum ‘Voices of Babylon’, temos mais uma grande música: The Night Ain’t Over. O fim dos anos 80 era o começo da ascensão da banda, e em 90 outro grande hit nasce: For You.
Infelizmente em 2014 John Spinks faleceu, e assim a banda cessou suas atividades, o guitarrista lutava há anos contra um câncer no fígado. Ele era um pilar no Outfield, grande compositor e responsável pela criação das mais belas melodias que marcaram época nas performances do grupo.
Devo admitir que essa matéria além de ter o objetivo de mostrar a verdadeira identidade do Outfield, tem também o desejo de homenagear essa grande banda que não merece ser lembrada apenas por uma faixa, mas sim por um conjunto de grandes canções. Inclusive, fica aqui mais uma dica: ouçam a música California Sun.
Obrigado por terem lido mais uma matéria do blog A História do Disco, e até a próxima 🙂
Faixas do Disco
1 – Say It Ins’t So
3 – I Don’t Need Her
4 – Everytime You Cry
6 – Mystery Man
7 – All The Love
8 – Talk To Me
9 – Taking My Chances
10 – Nervous Alibi
Ouça o álbum Play Deep completo!